Blog

Como se vestir para o escritório?

Como se vestir para o escritório? - JULIE PT

Na Julie, entendemos que é muito importante vestir-se bem e sentir-se bonita todos os dias, pois é a melhor forma para começar o dia com energia. Além disso, a nossa autoestima está intimamente conectada com o nosso bem-estar e, consequentemente, com a nossa disposição e produtividade. Portanto, hoje queremos dar dicas e ideias de looks para facilitar a sua vida ao decidir o que vestir para o trabalho.

Antes de avançarmos, você já ouviu falar do conceito “armário cápsula”?

Basicamente, é um conceito de moda que se baseia na ideia de ter um guarda-roupa reduzido e mais consciente. Em vez de ter um grande número de peças que são usadas apenas uma ou duas vezes, o armário cápsula incentiva a seleção de um conjunto limitado de peças que são usadas repetidamente e combinadas de diversas maneiras para criar diferentes looks. Normalmente, é composto por cerca de 30 a 40 peças e podem incluir roupas básicas e atemporais (como ganga, t-shirts e blusas neutras) bem como algumas peças-chave (como um casaco statement ou um vestido elegante).

Ok, mas qual é o benefício de ter um armário cápsula? Diversos. A pessoa economiza tempo e dinheiro ao comprar menos roupas, reduz o estresse diário de escolher o que vestir e incentiva um estilo de vida mais sustentável e consciente (afinal, ter menos roupas significa produzir menos resíduos e diminuir a pressão sobre o meio ambiente).

Ultimamente, este conceito tem sido muito usado para o trabalho. Afinal, criar um armário cápsula para o trabalho pode ser uma maneira eficaz de simplificar a sua rotina matinal e manter um estilo profissional e sofisticado.

  • Peças-chave

Para começar, existem algumas peças-chave que são fundamentais para um guarda-roupa de trabalho prático e elegante.

Calças sociais: São peças clássicas e versáteis que podem ser combinadas com blusas, camisas e blazers. Opte por cores neutras, como preto, cinza, azul marinho e bege, para maximizar a versatilidade.

  

Camisas de botão: Invista numa ou duas camisas de botão de qualidade que possam ser usadas sozinhas ou por baixo de um blazer ou casaco. Combinadas com calças sociais resultam num look clássico e elegante.

 

Blazer: Sou suspeita para falar, pois sou completamente adepta aos blazers, acho que ficam bem e dão o toque final perfeito na hora de criar um visual elegante. São peças que podem ser usadas não só para um look formal como casual, e ficam bem com calças sociais, saias ou ganga.

 

Vestidos midi: São uma ótima opção para um ambiente de escritório. Opte por modelos com um corte simples, sem estampas chamativas e de cores neutras, que possam ser combinados com um blazer ou um casaco.       

  

Cardigã: É uma peça leve e versátil que pode ser usada em todas as estações. Opte por um modelo com cor neutra para combinar com uma maior variedade de camisas e blusas.

  

  • Dicas

Lembre-se de investir em peças que possam ser combinadas com as que já têm no armário, para maximizar a versatilidade do seu guarda-roupa de trabalho. Desta forma, evita a possibilidade de ser um gasto que não será útil e será deixado de lado no guarda-roupa, a ocupar espaço.

O seu gosto e estilo pessoal sempre tem de ser levado em conta, mas de facto cores mais neutras como as mencionadas em cima (preto, azul marinho, cinza e bege) são clássicas, versáteis e perfeitas para um ambiente de escritório. Além de serem fáceis de combinar, criam um visual sofisticado.

Acessórios elegantes como malas, colares e brincos podem complementar o seu traje a adicionar um toque pessoal ao seu visual (Mas certifique-se que não sejam demasiado chamativos para não sobrecarregar o look).

Estas dicas, como o próprio nome já diz, são apenas conselhos que você poderá considerar ou não se forem relevantes para si. Não existe uma verdade universal e de facto, cada pessoa é única e possui os seus gostos e preferências. O importante é ser feliz!